Comunicados · Covid-19 · Fórum das Instâncias · Observatório

Comunicado #3

Brasília , 16 de Setembro de 2021

À Comunidade Moara

Estimada comunidade, faz pouco mais de um ano que estes resumos vêm sendo produzidos como resultado de deliberação no Fórum das instâncias para termos uma ferramenta que nos permita tomar decisões da forma mais segura possível.

Diante da crise sanitária imposta e o lockdown decretado, a comunidade escolar, tal qual a sociedade como um todo, tinha dificuldades em definir critérios minimamente confiáveis para deliberar sobre a retomada ou não das atividades presenciais da escola. Assim um grupo de mães e pais se dispuseram a construir uma ferramenta de acompanhamento e concatenação de informações o mais isentas possíveis sobre o panorama pandêmico do Distrito Federal, nascendo assim o Observatório Moara – Covid19.

Lançado em Agosto de 2020, completamos 1 ano de existência em 12/08 de 2021 e alcançamos o 50o resumo, produzido e publicado, sobre a situação da Covid no Distrito Federal no dia 15/09.

Mesmo com um quadro bastante adverso, esta nossa comunidade pôde contar com um nível de informação, qualificada, que nos permitiu tomar decisões equilibradas e conscientes.

Vale ainda lembrar que, mesmo com estes cuidados, a virulência do vírus provocou infecções em trabalhadores da nossa comunidade escolar, embora não tenhamos tido evidências de transmissão dentro da nossa Comunidade Escolar.

Temos hoje um site mantido pela Comissão de Saúde e Segurança – CSS da escola, onde temos protocolos e cuidados com a pandemia e a comunidade.

Compreendemos assim que nossa missão foi cumprida. Sendo assim, uma vez que o objetivo do Observatório foi alcançado: informar à Comunidade Moara sobre a real situação da pandemia no DF para que a comunidade pudesse se organizar de forma permanente e lidar com esta realidade de pandemia e cuidados, de agora em diante os resumos serão produzidos pela Comissão de Saúde e Segurança – CSS, como tem ocorrido com as medidas e protocolos para uma segurança dos conviventes.

Os próximos resumos estarão disponíveis no portal da Comissão de Saúde de Segurança da escola em: https://www.saudemoara.com/

Esta plataforma digital (o Observatório) ficará disponível pelo tempo que se faça necessário para garantir os dados e tempo histórico que abalou nosso país.

“Se estivermos vigilantes, não passará um só dia sem que aconteça um milagre em nossas vidas”

Rudolf Steiner

Sem mais,
Equipe Observatório Moara 2020-21

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *