Observatório · Termos epidemilógicos

| O que é Rt

Para explicar o Rt é preciso entender o R0. E para entender esses conceitos epidemiológicos, será preciso entender alguns outros conceitos como endemia, epidemia e pandemia. Endemia pode ser conceituada como a ocorrência de um agravo dentro de um número esperado de casos para aquela região, naquele período de tempo, baseado na sua ocorrência em anos anteriores. Desta forma, a incidência de uma doença endêmica é relativamente constante, podendo ocorrer variações sazonais no comportamento esperado para o agravo em questão. Epidemia representa a ocorrência de um agravo acima da média (ou mediana) histórica de sua ocorrência. O agravo causador de uma epidemia tem geralmente aparecimento súbito e se propaga por determinado período de tempo em determinada área geográfica, acometendo frequentemente elevado número de pessoas. Quando uma epidemia atinge vários países de diferentes continentes, passa a ser denominada pandemia, como foi o caso da COVID-19.

Em Epidemiologia, chamamos de R0 a capacidade de contágio de um micro-organismo. Pode ser dito que uma doença infecciosa se torna endêmica quando, em média, cada pessoa infectada está infectando exatamente uma outra pessoa (em termos matemáticos, R0=1). Um número maior que 1 (R0>1) irá fazer com que o número de pessoas infectadas cresça exponencialmente e, dessa forma, haverá uma epidemia. Por outro lado, qualquer número menor que 1 (R0<1) levará à eliminação da doença. No caso desta pandemia (epidemia com espalhamento global), o R0 é de aproximadamente 3, ou seja, cada pessoa infecta três, que infecta mais três e assim por diante, em escala exponencial.

No entanto, quando estamos no curso de uma epidemia, queremos saber não o R0 como medida estática, queremos entender com o R0 se comporta no tempo. Portanto, como ele muda para mais ou para menos dependendo das medidas de prevenção que estamos adotando. Essa medida do R0 no tempo, chamamos de Rt (R0 no tempo, ou velocidade de contágio no tempo). No caso da COVID-19, estamos mais interessados em saber como essa velocidade pode ser alterada semanalmente, pois consideramos que as medidas podem demorar pelo menos duas semanas para ter alguma mudança.

http://coronavirus.ufes.br/conteudo/epidemiologia-no-enfrentamento-da-pandemia-de-coronavirus-parte-7#:~:text=Essa%20medida%20do%20R0%20no,semanas%20para%20ter%20alguma%20mudan%C3%A7a